1. Programa de Educação Tutorial (PET)
Criado em 1979 pela CAPES com o nome de Programa Especial de Treinamento – PET, o Programa foi transferido no final de 1999 para a Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério de Educação. Em 2004 o PET passou a ser conhecido como Programa de Educação Tutorial e é desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
O PET destina-se a apoiar grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior – IES. O Programa busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular.
Objetivos
I. desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;
II. contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;
III. estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;
IV. formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;
V. estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior;
VI. introduzir novas práticas pedagógicas na graduação;
VII. contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação;
VIII. contribuir com a política de diversidade na instituição de ensino superior-IES, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero.
2. Grupos PET Conexões de Saberes
Em cumprimento à Portaria MEC nº 591, de 18 de junho de 2009, com as alterações da Portaria MEC nº 975, de 27 de julho de 2010, publicada no Diário Oficial da União de 28 de julho de 2010, que prevê a expansão de grupos PET vinculados a áreas prioritárias e a políticas públicas de desenvolvimento, assim como a correção de desigualdades sociais e regionais, serão criados, nas Instituições Federais de Ensino Superior, grupos do PET, que doravante denominar-se-ão PET/Conexões de Saberes, voltados a estudantes oriundos de comunidades populares e orientados também para os seguintes objetivos:
-
Ampliar a relação entre a universidade e os moradores de espaços populares, assim como com suas instituições;
-
Aprofundar a formação dos jovens universitários de origem popular como pesquisadores e extensionistas, visando sua intervenção qualificada em diferentes espaços sociais, em particular, na universidade e em comunidades populares;
-
Estimular a formação de novas lideranças capazes de articular competência acadêmica com compromisso social.
3. PET Conexões de Saberes Matemática CPTL/UFMS
O grupo PET Conexões de Saberes Matemática/CPTL, vinculado ao Curso Matemática-Licenciatura do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, foi implantado em Dezembro de 2010 com um projeto inicial que incluía diversas atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, bem como promoção e participação de eventos científicos e atividades culturais.
O grupo tem por objetivo planejar e desenvolver atividades que promovam a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, estimulando a melhoria do curso de graduação de Licenciatura em Matemática, propiciando uma formação acadêmica ampla e de qualidade aos alunos envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes, articulando a competência acadêmica com o compromisso social.
A equipe é formada por acadêmicos bolsistas e voluntários, um tutor e uma tutora egressa